top of page

MASSAGEM PARA GESTANTE
É perceptível que a mulher em período de gestação sofre alterações anatômicas: a barriga e as mamas aumentam seu volume, a pele do abdômen estica, as curvaturas da coluna mudam para compensar o peso, o andar modifica, podem surgir discromias (manchas) na pele, queda de cabelos, surgimento de acne. Enfim, essas são as alterações mais visíveis.
Todas essas mudanças são provocadas pelas alterações fisiológicas que ocorrem no organismo da mulher durante todo o período gestacional.
Assim, a massagem para gestante poderá auxiliar o obstetra a prepará-la a receber essas modificações com bons olhos e levar conhecimento dos recursos que ela pode utilizar para voltar ao seu corpo o mais próximo do normal possível, após a gestação.
Sem contar com os efeitos psicológicos, como melhorar a sua auto-estima e ir desenvolvendo um grande afeto pelo bebê que ela abriga no seu ventre.
Em alguns países, como a Índia e o Japão, a massagem é uma parte essencial da habilidade da parteira e como tal é usada para preparar tanto a mãe quanto o bebê para o parto e o período pós-natal.
A técnica inclui drenagem linfática, massagem clássica suave, micromassagem como prevenção ou amenização de estrias.
É necessário autorização por escrito do obstetra para a realização desta técnica.
Benefícios: relaxamento muscular, hidratação e preparo da pele para o estiramento das fibras elásticas e prevenção contra estrias, eliminação de edemas, ativação da circulação sanguínea e linfática e consequente oxigenação da pele e órgãos, conscientização e melhora da respiração que auxiliará no momento do parto, aliviar dores articulares e da coluna causadas pelas alterações anatômicas durante a gestação.
bottom of page