top of page

SHANTALA (MASSAGEM PARA BEBÊS)

Shantala é um nome dado no ocidente à técnica de massagem para bebês usada há milhares de anos na Índia. Dela tomamos conhecimento através do Dr. Frédérick Leboyer, obstetra francês que, observou em Calcutá, uma mãe massageando seu bebê. Encantado com a força do momento,  batizou a sequência de movimentos com o nome daquela mulher: Shantala.

Essa técnica utiliza basicamente leves deslizamentos e amassamentos, respeitando a fragilidade das válvulas dos capilares sanguíneos e linfáticos, seguindo o sentido do coração para as extremidades.

A massagem é um toque consciente. Quando uma mãe massageia o bebê recém-nascido, está concentrada na maciez de sua pele; ela se torna consciente de sua fragilidade e vulnerabilidade e dessa nova vida vibrante que depende dela.

Crianças que nunca ou raramente são tocadas adquirem uma grande carência.
Muitas mulheres vivenciam gestações ou partos com complicações, causando um certo desconforto ao bebê. A maior parte dos danos causados a essas crianças podem ser revertidos com toques carinhosos e suaves, que são de suma importância para a criança crescer com um senso inato de segurança.

Benefícios: ampliar a respiração; irrigar a musculatura; preparando os músculos do bebê para engatinhar e futuramente andar; melhorar as condições para expressões dos sentimentos; facilitar o funcionamento gastrointestinal; promover a eliminação de gases e alívio de cólicas; aliviar tensões acumuladas entre as vértebras da coluna do bebê, causadas por permanecer muito tempo deitado; incentivar o bebê a abrir as mãos, flexionar os dedos dos pés, chutar espontaneamente e movimentar os braços estimulando a amplitude articular; melhorar o fluxo energético; familiarização  com o toque desde bebê, podendo transmitir-lhe confiança, segurança e afeto. 

  • Instagram Social Icon

© 2023 por SPA da Saúde.  Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page